top of page
Search

O cuidado com todos os aspectos da regulação de um produto para a aprovação sanitária

Updated: Aug 5, 2021

Adotar as medidas higiênico-sanitárias é fundamental no segmento de produção de alimentos. Confira como manter a empresa em dia com a regulamentação sanitária.



Colocar um produto no mercado, definitivamente, não é uma tarefa fácil. E não estamos falando aqui a respeito de concorrência, preço, distribuição. O esforço começa muito antes, com o cumprimento das regras sanitárias necessárias para que um produto possa ser comercializado.


É isso mesmo! Muitos produtos que estão à disposição do consumidor nas gôndolas do supermercado precisam passar por regras rigorosas para que cheguem até a casa do seu público-alvo. E todo esse rigor tem uma explicação: o cuidado com a saúde de quem vai consumi-los!


A ANVISA, o órgão que regulamenta e fiscaliza a vigilância sanitária no país, possui diversos protocolos para que os produtos possam circular para serem consumidos. E essas regulamentações e fiscalizações ocorrem em diversos setores, que vão desde medicamentos, cosméticos, saneantes, produtos alimentícios. Mas, vamos nos concentrar na produção e distribuição destes últimos.


Se estamos falando de higiene na indústria de produtos alimentícios, a preocupação é dobrada, já que problemas sanitários na cadeia produtiva significa uma possível intoxicação do consumidor que pode levar a quadros graves de saúde. E é aí que entra a limpeza industrial.



A atenção na higienização industrial


A regulamentação da ANVISA que trata da área de higiene na indústria de alimentos é bastante criteriosa e leva em consideração a desinfecção como uma operação para reduzir, seja por método químico, seja por método físico, os micro-organismos, de forma que estes não comprometam a qualidade higiênico-sanitária de um alimento.


Por isso, o uso de um desinfetante industrial é não só indicado para a higiene do ambiente, como também altamente recomendado para que contaminações sejam evitadas. Mas, atenção: existe uma diferença fundamental nos produtos industriais de limpeza disponíveis no mercado. Um sanitizante industrial não tem o mesmo poder de higienização que um desinfetante industrial.



Sanitizante ou desinfetante: Qual escolher no processo industrial?


A regulamentação da ANVISA diz que o procedimento de higienização dos espaços industriais precisa ser realizado em duas etapas. A primeira é a limpeza, que compreende remover substâncias orgânicas ou minerais, indesejáveis e estranhas ao processo, como gordura, terra ou poeira.


A segunda etapa é a desinfecção, e é aí que mora a diferença. Isso porque o desinfetante garante 100% de proteção não só contra fungos, mas também bactérias. E se você quer contar com um produto que utiliza tecnologia de ponta na purificação de absolutamente todo o ambiente, só existe um no mercado: o SaniAire, da Norpacific. Com tecnologia azeotécnica, o produto não faz uso de pólvora para a sanitização, garantindo também segurança para a equipe e a comunidade no entorno.


Por isso, na hora de adequar a cadeia produtiva de produtos alimentícios para a aprovação sanitária, o mais indicado é apostar em um desinfetante industrial que seja a garantia de segurança para você e para a saúde do seu consumidor final.


Ah! e não se esqueça de manter a documentação solicitada pela ANVISA, a CVLEA, Certidão de Venda Livre para Exportação de Alimentos, em dia. Eventualmente, é possível anexar ao processo declarações emitidas por outros órgãos que estão relacionados ao processo produtivo, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Essa documentação atende às exigências das agências sanitárias dos países importadores de mercadorias alimentícias produzidas no Brasil, e tem como objetivo garantir a procedência, higiene e segurança da circulação de alimentos em território estrangeiro.


Seguindo todas as normas de certificação e com a documentação em dia, você tem não só a certeza de comercializar um produto de qualidade, como também a tranquilidade de garantir a saúde de seu consumidor final!




60 views0 comments
bottom of page