top of page
Search

Sanitizantes e desinfetantes: conheça suas diferenças e entenda como afetam a produção de alimentos

Updated: Jul 29, 2021

Sanitizante ou desinfetante? Conheça um pouco mais sobre os métodos de limpeza industrial e escolha o mais adequado para a sua empresa.




Pensar em cada uma das etapas do processo de produção na área de alimentos é pensar não só na qualidade de oferecer um produto diferenciado para seu consumidor final, mas também pensar na segurança alimentar de seu público.


Essa preocupação deve estar presente em cada uma das etapas dentro de uma indústria alimentícia, e começa justamente antes mesmo do processo de produção, com a sanitização dos ambientes, de acordo com os protocolos exigidos pela Agência de Vigilância Sanitária, a ANVISA.


Mas nem todo sanitizante industrial é um desinfetante, você sabia disso? Por isso, preparamos esse conteúdo que vai explicar as principais diferenças entre um sanitizante e um desinfetante e como eles afetam a produção e a limpeza na indústria de alimentos.



Qual a diferença de um sanitizante e de um desinfetante industrial?


A Anvisa preconiza que indústrias alimentícias realizem a higiene e limpeza industrial para evitar o risco de contaminação dos produtos. Além disso, cada vez mais, os consumidores têm demonstrado preocupação e interesse para conhecer a origem dos produtos que consomem.


Por isso, manter uma operação que esteja em conformidade com a legislação significa não só um cuidado fundamental para a produção, mas também garante que o produto chegará em perfeito estado até o consumidor final. Então, vamos conhecer a diferença entre um sanitizante e um desinfetante para a indústria alimentícia.


O sanitizante é um produto químico, muitas vezes utilizado na indústria, para diminuir micro-organismos e bactérias que são prejudiciais à saúde e não podem estar presentes em locais que produzem e/ou armazenam alimentos.


Já o desinfetante atua de forma mais eficiente, matando todo tipo de organismo, desde bactérias até fungos, eliminando o problema de contaminação dos alimentos durante a cadeia produtiva.


Mas afinal, qual o mais indicado para a limpeza industrial na área de alimentos? Isso é o que vamos conhecer a seguir.



O que usar na indústria alimentícia: Sanitizante ou desinfetante?


Embora a maioria das empresas utilize um sanitizante durante o processo de higienização industrial, o uso de um desinfetante é o mais recomendado pelas autoridades. Isso se dá em virtude de ele oferecer mais segurança em relação à limpeza dos ambientes.


E já que estamos falando sobre segurança, a escolha do método de sanitização na indústria alimentar faz toda a diferença. Os sanitizantes disponíveis no mercado utilizam, majoritariamente, a pólvora para realizar a limpeza do ambiente, o que pode trazer riscos à comunidade no entorno.


Por outro lado, existem tecnologias mais modernas que trazem essa maior segurança, como a azeotécnica. Além de purificar o ar do ambiente com seus óleos essenciais, essa tecnologia ainda promove a purificação de todo o espaço, garantindo que esteja tudo limpo, até mesmo o que você não vê.


Hoje em dia, somente uma marca oferece a tecnologia azeotécnica no Brasil, o SaniAire, um produto da Norpacific, presente há 23 anos no mercado. Além disso, o SaniAire é o único que também atua como desinfetante, e não só sanitizante, garantindo a segurança durante a limpeza do ambiente e também a certeza de entregar um produto livre de contaminação ao seu consumidor final.



188 views0 comments
bottom of page